Clima

Semana começa com temporais e queda de temperatura no Sul

Depois do avanço de áreas de instabilidade pela Região Sul, o ar mais seco voltou a voltou a ganhar força no Rio Grande do Sul. No entanto, a chuva fica concentrada em Santa Catarina e Paraná ao longo da semana e ainda há condições para temporais. O destaque no Sul do Brasil vai ser o refresco do calorão. As temperaturas nesta semana tendem a ficar bem mais baixas em relação aos primeiros dias do outono.

Semana começa com temporais

As áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica avançam para os estados de Santa Catarina e Paraná nesta segunda-feira. O dia segue bastante instável e com risco para temporais em todas as regiões catarinenses, inclusive em Florianópolis. No leste do Paraná, onde está o litoral e a Grande Curitiba, o sol ainda predomina, mas a situação é de alerta para temporais entre a tarde e a noite. Os volumes podem ficar em torno dos 50mm principalmente no litoral de Santa Catarina, Vale do Itajaí e litoral paranaense.

No interior dos dois estados chove também e não se descarta o risco de chuva forte e com raios, porém com volumes mais baixos em relação ao litoral. 

Na terça-feira as instabilidades começam a se afastar e a chuva tende a diminuir. O Paraná ainda pode receber alguns temporais, inclusive em Curitiba, e a situação continua de alerta. Já em Santa Catarina, pouca chuva é prevista sobre a faixa leste. No interior do estado não chove.

O Rio Grande do Sul vai passar a semana com variação de nuvens. A maior parte do estado fica sem chuva. Só deve chover nas áreas do sul e leste do estado.

Temperaturas mais baixas

A massa de ar de frio de origem polar vai provocar diminuição da nebulosidade e queda de temperatura na Região ao longo dos próximos dias. A segunda semana do outono tende a ser bem mais amena no Sul. Durante as noites e madrugadas a sensação será de frio em muitas cidades. As cidades mais altas podem registrar mínimas abaixo dos 10°C, enquanto as máximas não passam dos 25°C em muitas cidades. 

Fonte: ClimaTempo

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando