Dia Mundial da Água: Sistema leva água de qualidade para famílias de São Sepé/RS

Pensando na valorização da água, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde e Administração Municipal de São Sepé, realiza ações nas comunidades rurais do município.

Na quinta-feira (18/03), a extensionista rural Social da Emater/RS-Ascar Cristiane Aires acompanhou a responsável pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) de São Sepé, Claudia Santos, em uma visita à propriedade da família do agricultor Heitor Silva. Na propriedade foi implantado o sistema de tratamento de água "Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Água para Consumo Humano (Salta-z)". Nesse sistema, a água do açude é tratada e transformada em potável, solucionando a escassez devido aos períodos de estiagem que vêm acontecendo nos últimos anos e ao grande uso de água na principal atividade da propriedade, a produção de leite, e também sendo utilizada para o consumo da família.

Segundo a extensista, o sistema utiliza o processo convencional para tratar a água por meio de uma estrutura física simplificada, com filtro e dosadores de características artesanais. "No caso do dosador de cloro, modelo já utilizado em muitas propriedades rurais do município, ele foi trazido pelo professor Júlio de Medeiros da UFSM, em parceria com a Emater, tendo como iincentivador a Claudia Santos", explica. A tecnologia Salta-z é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e é viabilizada através das prefeituras.

A propriedade visitada implantou o sistema com recursos próprios e, segundo o agricultor, o sistema trouxe muitos benefícios para sua propriedade, aumentando a quantidade e qualidade de água potável, além da melhora na qualidade do leite que vai para a indústria.

As famílias rurais que têm interesse em conhecer o sistema podem procurar o setor de Vigilância Ambiental em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde ou o escritório municipal da Emater/RS Ascar, para discutir sobre os melhores meios de reservação e tratamento de água. "Nem sempre é necessária a abertura de poços artesianos, os quais têm altos custos, bastando apenas ter um reservatório natural de água na propriedade", frisa Cristiane.

O primeiro sistema Salta-z implantado no município foi na comunidade São Vicente de Paulo, em Jazidas, 3º Distrito.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março, através da Resolução 47/193 da Assembleia Geral das Nações Unidas e visa sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação desse recurso fundamental para a manutenção da vida.

Fonte: Emater/RS

Matheus Basso
Publicado por Matheus Basso

Estagiário de Jornalismo

Enviando