Março terminará frio em áreas do Sul do Brasil

Entre os dias 28 e 30 de março, uma área de baixa pressão atmosférica irá influenciar o Sul do Brasil, provocando aumento da nebulosidade e temporais no Rio Grande do Sul. Entre os dias 30 e 31, este sistema de baixa pressão dará origem a uma nova frente fria (figura abaixo), que avança pelo Sul Brasil e provoca chuva em Santa Catarina, no Paraná e em áreas do Sudeste.

A massa de ar polar associada a essa frente fria tem intensidade moderada para essa época do ano. Esse sistema provocará queda de temperatura no Sul. O frio não vão ser intenso, mas vai dar para sentir a diminuição da temperatura especialmente nas serras.

2

A figura acima indica também a presença de uma área de alta pressão atmosférica na região central argentina. Esse sistema representa a massa de ar polar que acompanha a frente fria.

O ar mais frio dessa massa de ar de origem polar irá avançar pelo interior do continente, provocando diminuição da temperatura no Sul do Brasil a partir do dia 30, conforme indicação dos modelos meteorológicos.

Os mapas abaixo indicam a previsão de temperaturas mínimas para o dia 30 de março, antes da chegada do ar frio.

3

Nos dois mapas seguintes, é possível observar a previsão de temperatura mínima para os dias 31 de março e primeiro de abril, com diminuição de temperatura significativa.

4

 

5

Fonte: Climatempo 

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando