Clima

Verão termina com pouca chuva no Sul

11/03/2021
Verão termina com pouca chuva no Sul

Foto de Mário Ziliotto - Florianópolis, SC

Verão termina com pouca chuva no Sul

A passagem de algumas frentes frias próximas ao litoral sul do Brasil, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa, a umidade que chega do mar e a circulação de ventos em níveis médios e altos da atmosfera, vem provocando chuva volumosa no leste de Santa Catarina e do Paraná, como os elevados acumulados registrados na noite da última segunda-feira (08) no leste catarinense.

Mas no geral, o mês de março de 2021 até agora vem seguindo a mesma tendência de fevereiro, quando os registros de chuva ficaram abaixo do normal em quase toda a Região, como podemos verificar abaixo no mapa que indica a anomalia de chuva em relação à média Climatológica, ou seja, o quanto choveu abaixo ou acima da média para o mês.

1

Nesses primeiros dias de março, em geral, a chuva vem acontecendo com pouco volume e mal distribuída, com exceção do centro-norte, do oeste e leste do Paraná e do leste de Santa Catarina.

Próximos dias 

Pelo menos até quase o fim do verão, que termina no dia 20 de março, a previsão é de pouca chuva na Região Sul. Até o dia 19 de março, ainda há previsão de umidade no leste de Santa Catarina e Paraná, mas em quase toda Região os modelos indicam pouca chuva.

2

Fonte: ClimaTempo

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando