Agricultura

Relógio da planta pode ser chave para aumentar produção

03/03/2021
Relógio da planta pode ser chave para aumentar produção

Faz tempo que os pesquisadores acreditam que o detalhe está no metabolismo

Fonte: Agrolink / Foto: Internet

Relógio da planta pode ser chave para aumentar produção

Um estudo conduzido pela Universidade de Melbourne estabeleceu como as plantas usam seu metabolismo para dizer o tempo e saber quando crescer, uma descoberta que pode ajudar a aproveitar as safras em diferentes ambientes, incluindo diferentes estações do ano, diferentes latitudes ou mesmo em ambientes artificiais e jardins verticais. Publicado na revista  PNAS, o estudo, intitulado "Superóxido é promovido pela sacarose e afeta a amplitude dos ritmos circadianos à noite", detalha como as plantas usam seu metabolismo para detectar a hora do crepúsculo e ajudar a conservar a energia produzida pela luz solar durante o dia. 

O pesquisador principal, Dr. Mike Haydon, da School of Biosciences, disse que embora as plantas não durmam como os humanos, seu metabolismo se ajusta à noite para conservar energia para o grande dia antes de produzir seu próprio alimento, usando a energia da luz solar ou fotossíntese. "Conseguir o tempo certo fora deste ciclo de metabolismo diário é realmente importante porque errar é prejudicial ao crescimento e à sobrevivência", disse o Dr. Haydon. 

“As plantas não podem tropeçar na geladeira no meio da noite se estiverem com fome, então elas têm que prever a duração da noite para que haja energia suficiente para durar até o amanhecer; um pouco como acertar um despertador”, completou. 

O Dr. Haydon e seus colaboradores já haviam mostrado que o acúmulo de açúcares produzidos na fotossíntese dá à planta informações importantes sobre a quantidade de açúcar gerada pela manhã e envia sinais para o que é conhecido como relógio circadiano para ajustar seu ritmo.

Fonte: Agrolink

Matheus Basso
Publicado por Matheus Basso

Estagiário de Jornalismo

Enviando