Chuvas devem retornar para o Sul do país nesta semana

A primeira quinzena de março é composta por chuvas gerais, nessa semana as chuvas são voltadas mais para o Sul e na próxima semana mais voltadas para o Norte. De acordo com o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, são observadas muitas áreas de instabilidade sobre grande parte da região Norte do Brasil. “Os corredores de umidade sobre a faixa central, passam pela Amazônia, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e desembocam sobre o litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Com isso essa terça-feira (2) será marcada por chuvas em grande dessa faixa central e toda a metade oeste do país”, explica Santos.

Forte chuva atinge Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul

Com isso, a condição climática é extremamente favorável às chuvas. “No Rio Grande do Sul Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul a tendência é de pancadas de chuva, já no Mato Grosso e Goiás a tendência é de tempo mais fechado e chuvas mais regulares ao longo do dia, o que atrapalha muito o andamento da colheita de soja e posterior plantio do milho safrinha que já está extremamente atrasado em todas as regiões do Brasil”, alerta o agrometereologista.

A semana será marcada por muitas chuvas, no entanto os corredores de umidade tendem a ficar mais ao sul do Brasil. “Ao longo da semana há uma tendência de diminuição um pouco das chuvas na região centro Norte do Brasil e há uma tendência de que os corredores de umidade fiquem mais ao Sul, então a partir de quarta-feira (3) passam a migrar para o Sul, como possibilidade até de invernadas no Paraná e no norte do Rio Grande do Sul”, salienta Santos.

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando