Clima

Chuva aumenta sobre o RS

Os últimos sete dias foram menos chuvosos que o normal no Rio Grande do Sul. Somente alguns municípios do Litoral Norte receberam pouco mais de 50 milímetros e na região de Santana do Livramento, o acumulado alcançou 35mm. A temperatura permaneceu acima da média e o desvio passou dos 5°C nas regiões de Camaquã e Mostardas.

A formação de um curto período de bloqueio atmosférico aumentará a chuva sobre o Rio Grande do Sul entre 1º e 7 de março. A maior parte das áreas produtoras receberá algo entre 20mm e 50mm, dentro do normal para época do ano. Ao longo da fronteira com o Uruguai, no entanto, choverá menos de 20mm, valor inferior ao normal para março.

O calor será intenso até a quarta-feira (3) no Oeste do Rio Grande do Sul com máximas acima dos 36°C em alguns municípios. Posteriormente, até a sexta-feira (5), o calor diminuirá em todo o Estado.

Na semana que vem, o bloqueio atmosférico romperá, afastando a chuva mais intensa da Região Sul. A precipitação não irá parar de vez no Rio Grande do Sul, mas são estimados menos de 20mm. Com o enfraquecimento da chuva, o calor retornará com máximas acima dos 36°C no oeste do Estado a partir da quarta-feira que vem (10).

MapaMapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

Confira a previsão para regiões arrozeiras: 

Fronteira Oeste

Linhas de instabilidade causam pancada isoladas de chuva entre a terça (2) e sexta-feira (5) sobre a Fronteira Oeste. Estimam-se aproximadamente 10mm. Mesmo com a chuva, a temperatura permanecerá elevada. Nesta segunda (1º), os termômetros oscilam entre 19°C e 34°C. Na quinta-feira (4), dia com maior chance de chuva, a máxima alcançará 30°C. A chuva deverá retornar apenas a partir da quinta-feira da semana que vem (11). Antes da chuva, a temperatura máxima alcançará 36°C.

Campanha

Linhas de instabilidade causam pancada isolada de chuva entre a terça (2) e quinta-feira (4) sobre a Campanha. Estimam-se menos de 10mm. Mesmo com a chuva, a temperatura permanecerá elevada. Nesta segunda (1º), os termômetros oscilam entre 20°C e 30°C. A máxima alcança 32°C na quarta (3) e quinta-feira e declina para 29°C na sexta-feira (5). A chuva deverá retornar apenas a partir da sexta-feira da semana que vem (12). Antes da chuva, a temperatura máxima alcançará 33°C.

Central

Linhas de instabilidade causam pancada isolada de chuva entre segunda (1º) e sexta-feira (5) sobre a Região Central. Estimam-se aproximadamente 10mm. Mesmo com a chuva, a temperatura permanecerá elevada. Nesta segunda, os termômetros oscilam entre 19°C e 31°C. A máxima alcança 33°C na terça (2) e quarta-feira (3) e declina para 29°C na sexta-feira e no sábado (6). A chuva deverá retornar apenas a partir da sexta-feira da semana que vem (12). Antes da chuva, a temperatura máxima alcançará 33°C.

Planície Costeira Interna

Linhas de instabilidade causam pancada isolada de chuva entre a segunda (1º) e sexta-feira (5). Estimam-se aproximadamente 20mm. Mesmo com a chuva, a temperatura permanecerá elevada. Nesta segunda, os termômetros oscilam entre 21°C e 28°C. A máxima alcança 31°C na terça (2) e declina para 28°C entre a sexta-feira e o domingo (7). A chuva deverá retornar apenas a partir do sábado da semana que vem (13). Antes da chuva, a temperatura máxima alcançará 32°C.

Planície Costeira Externa

Previsão de ventos de leste e nordeste com rajadas de 45km/h nesta segunda-feira (1º) na Planície Costeira Externa. Nos próximos dias, o vento será mais fraco. Linhas de instabilidade causam pancadas isoladas de chuva entre a segunda e sexta-feira (5). Estimam-se aproximadamente 20mm. Mesmo com a chuva, a temperatura permanecerá elevada. Nesta segunda, os termômetros oscilam entre 21°C e 29°C. A máxima alcança 32°C na terça (2) e quinta-feira (4) e declina para 29°C na sexta-feira (5) e no sábado (6). A chuva deverá retornar apenas a partir do sábado da semana que vem (13). Antes da chuva, a temperatura máxima alcançará 33°C.

Zona Sul

Linhas de instabilidade causam pancada isolada de chuva entre segunda (1º) e sábado (6) sobre a Zona Sul. Estimam-se menos de 10mm. Diferentemente da maior parte do Estado, a temperatura permanecerá mais baixa. Nesta segunda, os termômetros oscilam entre 21°C e 26°C e a máxima não passará dos 28°C na quinta-feira (5). A próxima semana, espera-se tempo mais seco e temperatura máxima de até 30°C.

Por Somar Metereologia

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando