Construção de açudes é estratégia para enfrentamento de estiagens na região de Santa Rosa/RS

A Fronteira Noroeste e Missões foram contempladas entre final de novembro de 2020 e fevereiro de 2021 com a construção de 60 açudes do Programa de Apoio à Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). No total, devem ser construídos 90 açudes em nove municípios da região, com projetos técnicos elaborados pela Emater/RS-Ascar. A reservação de água é considerada importante estratégia para períodos de enfrentamento à estiagem e menor disponibilidade de água.

O propósito principal deste Programa vem ao encontro do preceito de contribuir com maior estabilidade nas produções agropecuárias diante das recorrentes estiagens, já que os açudes a serem construídos devem contribuir, prioritariamente, para a expansão da tecnologia de irrigação. Em alguns casos também serão aproveitados para a implantação de piscicultura.

Os 60 açudes construídos até o momento contemplaram agricultores e pecuaristas dos municípios de São José do Inhacorá, Guarani das Missões, São Miguel das Missões, Caibaté, Vitória das Missões e Salvador das Missões, resultando em aproximadamente 1.500 m3 de água armazenada. Na próxima etapa serão construídos reservatórios em Tucunduva, Santo Antônio das Missões e Ubiretama. No total são 10 açudes por município e o Governo do Estado irá disponibilizar 24 horas máquina por meio de empresa licitada.

Os beneficiários foram selecionados pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. Em todo Estado serão contemplados 102 municípios, com um recurso total de R$ 6 milhões, destinados para a construção de 1.020 açudes, em municípios definidos de acordo com critérios de homologação de Decretos Emergenciais decorrentes da estiagem no início do ano passado.

Além da elaboração dos projetos dos açudes os extensionistas da Emater/RS-Ascar também acompanham a construção dos reservatórios e, em etapa posterior, estão à disposição para elaborar projetos e assessorar a implantação de irrigação e piscicultura.

Fonte: Emater/RS

Matheus Basso
Publicado por Matheus Basso

Estagiário de Jornalismo

Enviando