Clima

Balanço parcial da chuva de fevereiro de 2021 no BR

23/02/2021
Balanço parcial da chuva de fevereiro de 2021 no BR

Foto: Divulgação ClimaTempo

Balanço parcial da chuva de fevereiro de 2021 no BR

O mês de fevereiro de 2021 está sendo marcado por seca na Região Sul, mas muita chuva no centro-norte do Brasil. Com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul e com atuação da Zona de Convergência Intertropical, os estados do Pará, Acre, as áreas ao norte de Mato Grosso, o Distrito Federal, o centro-norte de Goiás e de Minas Gerais e também o estado do Espírito Santo foram as áreas que receberam os maiores volumes de chuva no Brasil nos últimos 15 dias.

Ao longo do mês de fevereiro, em 22 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou 473 milímetros de chuva na região de Brasília, 422 mm aproximadamente na região do Parque Estadual Chandless, no Acre, 383 mm Belo Horizonte e 427 mm em Belém.

O mapa mostra o volume de chuva que caiu sobre o Brasil em 15 dias, no período entre 7 e 21 de fevereiro de 2021, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Os tons de azul e cinza representam as áreas com maiores volumes de chuva acumulados. Os tons em amarelo claro e laranja representam as áreas com menor quantidade de chuva acumulada neste período.

Chuva acumulada no Brasil entre 7 e 21 de fevereiro de 2021 (INMET)

Previsão para a última semana de fevereiro

A última semana de fevereiro ainda será marcada por muita chuva sobre o centro-norte do Brasil e também sobre o Sudeste. Uma nova frente fria está avançando sobre a Região Sul do Brasil e vai estimular chuva nos próximos dias. Mas isso não deve reverter o quadro de seca que vem sendo observado este mês. Porém, esta frente fria vai chegar ao Sudeste nesta próxima quarta-feira e vai estimular mais chuva sobre Minas Gerais, Espírito Santo e também sobre o centro-norte do Rio De Janeiro, que já teve chuva forte esse mês.

 

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando