Telemetria revolucionará o mercado de gestão de frotas de agronegócios em 2021

Por Alexandre Fagundes*

Como será o mundo da gestão de frotas e da telemetria veicular em 2021? Antes de responder a essa pergunta, é importante avaliar como o mercado se comportou durante 2020, o ano mais atípico das últimas décadas.

A pandemia de Covid-19 foi um marco para todos nós, sem dúvida alguma. Nesse cenário, as pessoas acordaram para a importância de viver em um mundo limpo e sustentável e não querem mais retornar ao modelo antigo.

Trabalho remoto, comunicação e tecnologia cresceram absurdamente e as pessoas perceberam que podem ser muito mais produtivas sem o deslocamento casa-trabalho-casa, principalmente nas grandes cidades. Ao mesmo tempo, houve a aproximação familiar e adoção de diversos hábitos saudáveis.

Com mais pessoas em casa, o comércio eletrônico e serviços de entregas rápidas cresceram exponencialmente. Consequentemente, o transporte de cargas, principalmente com frota de distribuição, cresceu. A pandemia também mostrou que alguns setores como o agronegócio e a distribuição de alimentos para o mercado varejista e atacadista não sentem efeito da crise.

Crescimento

Com o transporte de cargas, e o agronegócio em expansão, desde a metade do ano, crescemos consistentemente na MiX Brasil. Entre os motivos, está a nova a otimização dos processos da área de vendas, com o uso de ferramentas digitais e diversas ações estratégicas.

Além disso, fizemos uma revolução ao lançar soluções inovadoras para aumentar a segurança do agronegócio, como o novo MiX Vision Full HD, a integração de câmeras de terceiros, sensor de fadiga, sistema de gestão de rotas para processos logísticos, solução de gestão de tarefas para melhorar a eficiência e ainda melhoramos os produtos do nosso portfólio, como Jornada de Trabalho e MiX Connect.

Como será 2021?

Certamente, 2021 promete muitas novidades. Na área de soluções, a MiX irá lançar uma ferramenta disruptiva, que permitirá entrar em muitos mercados, que hoje não utilizam a telemetria. Também iremos lançar muitas novidades utilizando o processamento de imagens e integração de novas soluções, novos dashboards e equipamentos para dar retorno com voz aos motoristas a preços acessíveis, melhorias na jornada de trabalho, integração com plataformas de Business Intelligence, entre outras novidades não só no Brasil, mas também na América Latina.

De uma forma geral, no Brasil, a telemetria avançará cada vez mais no mercado de agronegócios, com soluções de vídeos muito mais inteligentes, mais dados provindos do barramento CAN, veículos elétricos, novos sensores para aumentar a segurança, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), adoção massiva com custos mais acessíveis na frota leve atendendo a necessidade de maior eficiência em todos os processos.

Dessa maneira, 2021 romperá qualquer receio em relação à tecnologia embarcada e será um ano decisivo para o fortalecimento da gestão de frotas em todo o mundo.

*Gerente de Produtos e Marketing da MiX Telematics Brasil. Na empresa desde 2014, o executivo tem como objetivo identificar as tendências de mercado e aplicar elas as necessidades dos clientes em cada segmento de atuação, buscando soluções para atendê-las, seja na matriz, com parceiros ou soluções de mercado. Além disso, Fagundes é responsável por divulgar a marca MiX Telematics no Brasil e gerar leads para as unidades de negócios.

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando