Clima

Risco de chuva forte em todas as Regiões do Brasil

22/01/2021
Risco de chuva forte em todas as Regiões do Brasil

Foto: Divulgação ClimaTempo

Risco de chuva forte em todas as Regiões do Brasil

Nebulosidade sobre o Brasil

O centro de um vórtice ciclônico em altos níveis diminui a nebulosidade e as condições para chuva em Minas Gerais, no Rio De Janeiro, no Espírito Santo e também na Bahia. O ar quente úmido ainda predomina sobre o Brasil e grandes áreas de nuvens carregadas continuam se formando por quase todo país provocando fortes pancadas de chuva. 

Ventos quentes e úmidos, vindos do Norte do Brasil, alimentam as áreas de chuva sobre o Mato Grosso do Sul também sobre a Região Sul do Brasil. A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o Amapá.

mapa-previsao-2201Previsão do tempo para 22/1/2021- sexta-feira

O tempo continua bastante instável em quase todo o Brasil nesta sexta-feira, 22 de janeiro. A maioria das áreas do país tem um dia com períodos de sol,  muitas nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Temporais podem acontecer em muitos estados brasileiros nesta sexta-feira.

No Amazonas, Acre, no centro-norte de Rondônia e no norte do Mato Grosso, chove várias vezes ao longo do dia.

A chuva também acontece a qualquer hora no litoral do Amapá e no litoral do Pará, incluindo as capitais Macapá e Belém.

As pancadas de chuva também podem acontecer a qualquer hora do dia no centro-sul e leste do Maranhão, no oeste e centro-norte do Piauí, incluindo Teresina, e no litoral do Ceará, incluindo Fortaleza. 

Chove rapidamente na faixa litorânea desde Natal até o sul da Bahia.

Muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, no Paraná e em Santa Catarina.

Não há expectativa de chuva apenas para a Grande Belo Horizonte e o centro-norte de Minas Gerais, para o interior da Bahia,  de Sergipe, de Alagoas, no Agreste e no extremo sul do Piauí. A região da Campanha e o litoral sul do Rio Grande do Sul também ficam sem chuva nesta sexta-feira.

Alertas meteorológicos para 22/1/2021

A sexta-feira é com alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no centro-oeste e sul do Paraná, no sul, centro-oeste Norte de Mato Grosso do Sul e no oeste sul de Mato Grosso. Há risco de temporais nas capitais Florianópolis, Campo Grande Cuiabá.

Alerta para temporais na fronteira de Rondônia com a Bolívia, no Acre e no sudoeste do Amazonas.

Também ficam em alerta para temporais o centro Norte do Tocantins, o sul e o leste do Pará.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no oeste do Rio Grande do Sul, em Curitiba, no leste do Paraná, em todo Leste e centro sul e oeste de São Paulo.

Também ficam em atenção para chuva moderada a forte, o leste de Mato Grosso do Sul, o sul e oeste de Goiás, o centro-oeste e norte de Mato Grosso, o centro-oeste e norte de Rondônia as outras áreas do Amazonas, Rondônia, Amapá, todo o centro Norte e oeste do Pará, Maranhão, Piauí e Ceará.

Fonte: ClimaTempo

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando