Publicados registros de 32 produtos técnicos para defensivos agrícolas

O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicou nesta quinta-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU), o Ato nº 71 com o registro de 32 produtos técnicos. Destes, três são ingredientes ativos inéditos chamados tolfenpyrad (inseticida/acaricida/fungicida), tiencabazone-methyl (herbicida) e fenpirazamina (fungicida). Os demais são produtos genéricos, ou seja, utilizam ingredientes ativos já registrados e em uso dentro do território nacional.

Os produtos registrados neste Ato foram concedidos em 2020. Por se tratar de produtos técnicos, nenhum desses 32 produtos registrados estarão disponíveis para compra pelos agricultores. Os produtos técnicos são produtos químicos com alto grau de pureza e concentração de ingrediente ativo. A função de um produto técnico é ser posteriormente utilizado como componente na produção dos produtos formulados (que são efetivamente usados pelo produtor rural).

Os produtos foram analisados e aprovados pelo Mapa, pelo Ibama e pela Anvisa, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando