Fim de semana com temporais no Sul do Brasil

No fim de semana, entre os dias 16 e 17 de janeiro, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando temporais, com chuva e ventos fortes no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

No sábado, 16 de janeiro, a frente fria se aproxima do Sul do Brasil, formando as instabilidades que, a partir da tarde, provocam chuva no Rio Grande do Sul. A chuva é forte no centro-sul e sudoeste gaúcho. Há previsão de temporais, com chuva e vento fortes também no oeste do Rio Grande do Sul de Santa Catarina e do Paraná.

Na ilustração abaixo, a figura indica a posição da frente fria às 12h (local) de sábado (16).

Imagem1

 

A figura a seguir indica a previsão do acumulado de chuva no sábado(16):

Imagem2

 

No domingo (17), a frente fria avança pelo Sul do Brasil, como indicado na figura abaixo e provoca temporais, com muita chuva e vento forte nos estados do Sul.

Imagem3

 

Há indicativo de acumulados de chuva significativos no centro-norte, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste e sul de Santa Catarina e no centro-oeste e noroeste do Paraná, como indicado na figura abaixo, que mostra os acumulados de chuva no dia 17, domingo:

Imagem4

 

Vento intenso

Além da chuva forte, a frente fria provoca também vento forte no Sul do Brasil. As rajadas de vento durante o fim de semana variam entre 60 e 80 km/h.

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando