Agricultura

Agricultores implantam unidades demonstrativas pelo Pró-Milho

11/01/2021
Agricultores implantam unidades demonstrativas pelo Pró-Milho

Fonte: Emater/Foto: Divulgação

Agricultores implantam unidades demonstrativas pelo Pró-Milho

Quatorze unidades demonstrativas foram implantadas com sementes de milho varietal recebidas pelos agricultores através do Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho), da secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A distribuição de sementes e assistência técnica são feitas pela Emater/RS-Ascar nas unidades estruturadas em Don Feliciano, Chuvisca, Camaquã, Cristal, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana, Barão do Triunfo, São Jerônimo, Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Santo Antônio da Patrulha, Mostardas e Viamão.

As sementes de milho varietal, BRS Missões e BRS Planalto são fruto do trabalho de melhoramento feito pela Embrapa Milho e Sorgo (MG) e foram cedidas pela unidade da Embrapa Trigo de Passo Fundo. Os materiais são adaptados às condições de clima do Estado e apresentam elevado potencial produtivo, não necessitando de grandes investimentos.

Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Guilherme Martins Costa, essa ação da Instituição tem como objetivo incentivar a ampliação da produção do milho para que o Rio Grande do Sul se torne autossustentável, um dos objetivos do Pró-Milho RS, além do aumento da produtividade nestas propriedades, uma vez que as espécies varietais melhoradas tem o potencial de rendimento de 100 a 130 sacas por hectare, isto a um nível médio de tecnologia. ?Milho varietais selecionados e validados pela pesquisa com maiores possibilidades de respostas a níveis médios de tecnologia, rústicos, mas com bom potencial produtivo e de custo de produção mais baixo que os híbridos existentes no mercado são uma boa alternativa a regiões de solos pobres onde o nível de tecnologia não é alto?, ressalta Costa.

Publicado por Caroline Ronsoni

Estagiária de Jornalismo

Enviando