Fim de semana quente no RS, com previsão de chuvas a partir de segunda

A Destaque Rural conversou nesta sexta-feira (8) com agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos

As condições climáticas para o fim de semana no Estado ainda são de tempo aberto, sem a ocorrência de chuvas, com temperaturas máximas de até 34ºC, e mínimas de 21ºC, podendo variar de acordo com a altitude. “Como não tem chuvas pra atenuar, a temperatura é alta nos próximos dois dias e devem passar facilmente os 32 graus” explica o agrometereologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos.

Até o domingo são previstos dias quentes, com bastante amplitude térmica, porém entre o domingo a noite e principalmente na segunda-feira as chuvas retornam no Rio Grande do Sul de maneira geral. “A entrada da frente fria e o tempo nublado por conta das chuvas, as temperaturas ficam entre 19ºC e 25ºC, podendo variar de acordo com a altitude”, salienta Santos.

Em janeiro são previstas ao menos uma chuva por semana, pois mesmo com a La Niña o fato de o atlântico estar mais quente sobre a região Sul, isso mantém os corredores de umidade sobre o Rio Grande do Sul. “Há uma previsão de chuvas relativamente boas pro Rio Grande do Sul, em fevereiro um pouco menos em relação a janeiro, ainda com chuvas irregulares, porém com melhores condições, diferentemente do verão seco que estava sendo previsto para o Estado”, ressalta o agrometereologista.

Como a La Niña está perdendo forças, há uma tendência de que as condições climáticas melhorem bastante nos meses de janeiro a fevereiro, em todos os estados do Sul do país, porém em Santa Catarina e no Paraná estão previstas mais chuvas em comparação com o Rio Grande do Sul.

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando