Agricultura

Soja e Milho: chuvas resultam em melhoras significativas nos plantios

As últimas chuvas contribuíram para o avanço no plantio da soja, que já soma 88% da área total prevista, assim como favoreceu o desenvolvimento dos cultivos, sendo que 98% da cultura plantada está em germinação e desenvolvimento vegetativo e 2% já está em floração. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e publicado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o resultao positivo das lavouras se deve a sequência de dias na última semana com precipitações de volumes e intensidades variadas nas diversas regiões do Estado.

As precipitações contribuíram para a continuidade dos plantios do milho, que já alcançam 89% da área prevista e já conta com 3% do total da área cultivada colhida. A chuva ainda auxiliou na finalização dos plantios do arroz, para o desenvolvimento dos cultivos já estabelecidos e para a recomposição de boa parte dos mananciais hídricos. 

Outras culturas 

Olerícolas: na região de Ijuí, segue o clima favorável ao desenvolvimento das olerícolas em geral. O aumento da reservação de água possibilitou uso adequado da irrigação para suprir as necessidades das culturas. Produtores seguem as operações planejadas, como capinas, preparo de canteiros, plantios e transplantios. Folhosas seguem com bom desenvolvimento e aumento da oferta no mercado local. 

Frutícolas: na regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, o melão e a melancia estão no pico de produção, com frutos bem desenvolvidos e sabor adocicado. Aumenta significativamente a comercialização direta ao consumidor com pontos de vendas nas rodovias da região. Inicia a comercialização da uva de mesa; cachos grandes, mas com bagas pequenas. A sanidade das plantas é muito boa, com baixa incidência de doenças. 

*Com informações da Emater/RS-Ascar.

Larissa Schäfer
Publicado por Larissa Schäfer

Formada em Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Enviando