Artigos

Artigo aponta dificuldades de pequenos agricultores para permanecer na atividade

01/12/2020
Artigo aponta dificuldades de pequenos agricultores para permanecer na atividade

O pesquisador Ivan Alvarez comanda a dinâmica com grupo de produtores, em evento no ano passado - Foto: Alan Rodrigues

Artigo aponta dificuldades de pequenos agricultores para permanecer na atividade

O baixo retorno financeiro e o desinteresse dos filhos em permanecer na atividade estão entre as principais dificuldades relatadas por pequenos agricultores de Louveira para permanecer na fruticultura. Os fatores foram apontados por 70 produtores participantes do Programa Municipal de Incentivo ao Fruticultor (Promif), durante evento realizado em setembro de 2019 pela Prefeitura e a Embrapa Territorial. Elesforam apresentados, em artigo científico, no VIII Congresso Latinoamericano de Agroecologia, pela engenheira florestal Jamily da Silva Fernandes, à época mestranda na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O analista Bruno Scarazatti e o pesquisador Ivan Alvarez, da Embrapa Territorial, estão entre os autores. 

Os dados foram levantados por meio de questionários e grupos focais em que três temas foram debatidos: associativismo, apoio do poder público e sucessão na propriedade. Entre os agricultores participantes, a maioria tem propriedades rurais de até 5 hectares e nenhuma tem mais do que 30. Eles produzem principalmente uva e caqui, além de outras 17 frutas.

A Embrapa Territorial tem  parceria com a Prefeitura de Louveira, para gestão de dados do projeto. Está prevista a mudança dos questionários de avaliação do agricultores integrantes do programa, do formato impresso para o digital. Dessa forma, as informações passarão a ser automaticamente carregadas para um sistema online, o que agilizará a formatação dos planos de metas dos agricultores. 

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando