OMC prevê queda de 9,2% no comércio mundial em 2020

Em contrapartida, estimativa para 2021 é de alta de 7,2%

O comércio mundial mostra sinais de recuperação de uma profunda recessão induzida pela covid-19, mas economistas da OMC alertam que qualquer recuperação pode ser interrompida pelos efeitos da pandemia em andamento, destaca o mais recente boletim semanal da CNA, divulgado no sábado (10).

A OMC prevê uma queda de 9,2% no volume do comércio mundial de mercadorias em 2020, seguida de um aumento de 7,2% em 2021. Os dados atuais sugerem uma queda projetada para o ano corrente que é menos severa do que a queda de 12,9% prevista sob o mais otimista dos dois cenários delineados na previsão de comércio de abril da OMC.

Por outro lado, a previsão para o próximo ano é mais pessimista do que a estimativa anterior de crescimento de 21,3%, deixando o comércio de mercadorias bem abaixo da tendência pré-pandemia em 2021. O desempenho do comércio no ano até o momento superou as expectativas devido ao aumento em junho e julho, quando os bloqueios foram amenizados e a atividade econômica acelerou. O ritmo de expansão pode diminuir drasticamente quando a demanda reprimida for exaurida e os estoques comerciais forem repostos.
Fonte: DATAGRO

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando