Clima

Calor e ar seco no Brasil na última sexta-feira do inverno

18/09/2020
Calor e ar seco no Brasil na última sexta-feira do inverno

Foto de Marta B Moraes, Itaguaí (RJ)

Calor e ar seco no Brasil na última sexta-feira do inverno

Uma frente fria avança pelo mar e nesta sexta-feira chega ao litoral de São Paulo. A nebulosidade aumenta sobre o Mato Grosso do Sul. Depois de vários de chuva, a nebulosidade já diminuiu bastante sobre a Região Sul. Uma massa de ar seco está começando a enfraquecer sobre o Brasil e as nuvens estão voltando a se formar sobre parte do Centro-Oeste e do Sudeste. Nuvens carregadas crescem em estados da Região Norte.

Previsão para hoje, sexta-feira, 18 de setembro

A primavera começa na próxima terça-feira, 22 de setembro, às 10h31, pelo horário de Brasília. O sol, o calor e o tempo seco ainda predominam  por quase todo o Brasil. Pouca chuva está prevista para hoje. Há previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite no Acre, no norte de Rondônia, no Amazonas, em Roraima e na região Belém, capital do Pará. Pode chover rapidamente no litoral do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e Sergipe.

Sexta-feira com muitas nuvens, chuva e alguns períodos com sol no litoral de São Paulo e do Paraná. Na região do litoral de  Santa Catarina e no Vale do Itajaí, chove na madrugada e manhã e o tempo vai firmando no decorrer da tarde. Algumas pancadas de chuva, em pequenas áreas, podem ocorrer na Grande SP, no sul e no leste do estado de São Paulo.

mapa-previsao-1809

Temperatura sobe no Brasil

Esta é a última sexta-feira do inverno de 2020, que vai terminando quente. Hoje, a temperatura sobe até o Sul do Brasil, onde fez frio nos últimos dias em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Temperaturas de 40°C voltam a ocorrer em MT, MS, TO, PA, MA e PI.

Alertas para esta sexta-feira

Hoje é um dia tranquilo, sem muitos alertas. A circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera ainda pode transportar fumaça do Centro-Oeste  para São Paulo. Se isto ocorrer, o sol pode aparecer ficar enevoado e os tons de laranja e vermelho podem ficar mais evidentes no céu. Hoje tem alerta para temporais só na pequena área entre o sudoeste do Amazonas e oeste do Acre.  Atenção para chuva moderada a forte, raios e vento forte sobre o leste do Acre, norte, centro-oeste  do Amazonas,  e em Roraima

O litoral norte do Rio de Janeiro tem rajadas de vento com até 55 km/h. A faixa norte da Região Nordeste fica em atenção para rajadas de vento entre 40 e 55 km/h. Níveis de umidade do ar muito baixos, entre 10% e 20% voltam a ocorrer em MT, MS, oeste de SP, oeste de MG, DF e GO.

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando