Clima

Sexta com temperaturas baixas no Sul e calor no Brasil

04/09/2020
Sexta com temperaturas baixas no Sul e calor no Brasil

Foto de Francisco de Arruda Fanchini, Itu (SP)

Sexta com temperaturas baixas no Sul e calor no Brasil

Uma frente fria chega fraca ao litoral de SP nesta sexta-feira, mas tem pouca força para mudar o tempo. 

Um ciclone extratropical se afasta do Brasil, na atura do Rio Grande do Sul, e vai cada vez mais para alto-mar. Nuvens de chuva crescem em alguns estados da Região Norte por causa do ar quente e úmido.

mapa-previsao0409

Temperaturas baixas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

Sexta-feira com tempo firme, sol e calor na maior parte do Brasil. 

Chove em alguns momentos na região entre o Planalto, o litoral norte e serra do Rio Grande do Sul, e em todo o centro-sul e leste de Santa Catarina incluindo áreas como o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis. Mas outras áreas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul terão sol e muitas nuvens, inclusive Porto Alegre, mas sem chuva. Na fronteira com o Uruguai, o céu fica com poucas nuvens e pode gear.  Há previsão de chuva fraca a qualquer hora para a região  do litoral leste do Nordeste, do sul da Bahia até Natal. 

Temperaturas altas na maior parte do país

O ar frio de origem polar se espalha sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e deixa a temperatura baixa nestes estados. Mas é uma massa de ar quente e seco que predomina sobre o país e deixa a temperatura alta, Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 38°C e 41°C . 

Confira as 5 maiores temperaturas no Brasil em 3/9/2020, segundo o INMET

Conceição do Araguaia (PA): 39,3°C

Piripiri (PI): 39,0°C

Poxoréo (MT): 39,0°C

Água Clara: 39,0°C

Palmas (TO): 38,6°C

Alertas e riscos previstos para hoje

Para esta sexta-feira tem previsão de um pouco de chuva entre o litoral de sul de Santa Catarina, a serra gaúcha e catarinense e o litoral norte do Rio Grande do Sul. Nestas áreas a chuva ganha força nos próximos dias, com risco de chuva volumosa.

Atenção para ventos moderados a fortes,com rajadas de vento com até 60 km/h,.no litoral de Santa Catarina, no litoral de SP, do RJ e até Vitória. As rajadas também podem chegar aos 60 km/h entre o litoral do Maranhão, o sertão do Nordeste e o litoral de Pernambuco.  

Atenção para chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento no Acre, centro-oeste do Amazonas e em Roraima. 

A Marinha alerta para ressaca no  litoral do Nordeste, entre Salvador (BA) e Touros (RN) e ondas de até 2,5 m.  

Os níveis de umidade continuam muito baixos na maior parte do interior do país. Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul podem registrar umidade do ar entre 10% e  20%!

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando