Webinar entre Conab e ANA debate mapeamento do arroz irrigado em nova data

Nesta sexta-feira (4), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam um webinar sobre o Mapeamento do Arroz Irrigado no Brasil. O evento reúne autoridades e técnicos dos dois órgãos para abordar os principais resultados apresentados na publicação inédita, lançada em 21 de agosto deste ano.

Para assistir o webinar e acompanhar as discussões, basta acessar o canal oficial da ANA no YouTube, a partir das 10h. A Conab será representada no webinar pelo diretor- presidente, Guilherme Bastos, pelo diretor-executivo de Política Agrícola e Informações, Sergio De Zen, e pela gerente de Geotecnologias, Candice Santos. Pela ANA, participam do evento on-line o diretor Marcelo Cruz, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos, Sérgio Ayrimoraes, e o coordenador de Estudos Setoriais, Thiago Fontenell.

De acordo com o estudo, o arroz irrigado concentra 77% da área e 90% da produção orizícola no Brasil – as áreas de sequeiro seguem em retração e representam 23% da área e 10% da produção. Ainda que apresente redução na área total nos últimos anos, observa-se um constante aumento de produtividade do segmento, graças às melhorias no pacote tecnológico do produtor, que inclui uma maior eficiência no uso da água. Dessa maneira, a colheita total do país  mantém-se na casa de 11,2 milhões de toneladas, garantindo o abastecimento dos brasileiros.

Inicialmente marcado para acontecer junto ao lançamento da publicação, o debate teve que ser remarcado devido a problemas técnicos. O Mapeamento do Arroz Irrigado no Brasil é a última publicação lançada que irá compor o Atlas Irrigação 2020 - material da ANA atualmente em elaboração e que traz um panorama da irrigação no País. Todos os estudos lançados anteriormente serão reunidos em uma base técnica única, que servirá de referência para a Política Nacional de Recursos Hídricos e para a Política Nacional de Irrigação.

Serviço:
Webinar Mapeamento do Arroz Irrigado no Brasil
Data: 4/09/2020
Horário: 10h às 12h

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando