Chuva forte e ar muito seco no BR nesta terça

A maioria das áreas do país continua com pouca ou nenhuma nebulosidade por causa do ar muito seco. Uma frente fria avança no mar e passa pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e aumenta a umidade em parte dos dois estados.  A pressão atmosférica está começando a ter uma queda acentuada sobre o Rio Grande do Sul e as nuvens que já estão sobre o estado ficam mais carregadas. Nuvens carregadas crescem entre o Pará, Roraima e o Acre por causa do ar quente e úmido.

 mapa-previsao0109
 

Terça com chuva forte no RS e secura na Região CO

Setembro começa com sol forte e calor no interior do Paraná, no interior da Região Sudeste e em todo o Centro-Oeste, na maioria das áreas do Pará, no Tocantins e por quase todo o Nordeste. O ar fica muito seco e quente na Região Centro-Oeste.

Mas esta terça-feira é com muita chuva no centro-sul e leste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a chuva enfraquece no decorrer da tarde. Dia nublado, com chuviscos, aberturas de sol e temperatura amena na serra gaúcha e catarinense, na Grande Curitiba e na Grande São Paulo.

A faixa litorânea entre o sul de Santa Catarina e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, tem um dia nublado, com temperatura amena e chuva fraca a moderada. Há condições para chuva fraca entre a região da cidade do Rio e o sul da Bahia. Mas de Salvador até Recife, a chuva é mais persistente. João Pessoa e Natal podem ter chuva rápida.

Períodos de sol e pancadas de chuva com raios no litoral, no norte e oeste do Pará, no Amapá, em Roraima, no, Acre e  no centro- norte de Rondônia.

Calor predomina no país

O calor ainda predomina sobre o Brasil. Setembro começa com temperatura entre 38°C e 41°C  no Norte e no Centro-Oeste. Os estados mais quentes devem ser MT, MS,  PA, TO e PI. A temperatura fica amena no RS, na faixa leste entre SC e o RJ.

Confira as maiores temperaturas ontem no BR, de acordo com o INMET

Diamantino: 40.9°C

Poxoréo: 40.6°C

S.J. Do Rio Claro: 40.3°C

Querência: 40.0°C

Conceição Do Araguaia: 39.9°C

Pium: 39.9°C

Alertas: ressaca e ar muito seco

Atenção para o mar agitado! A marinha alerta para ressaca entre Santos, em SP, e Macaé (RJ) com das de até 2,5 metros. Ondas de 2,5 metros e risco de ressaca também entre Aracaju (SE) e Touros. No Norte do Brasil, alerta para temporais no sul do Amazonas e Acre. Atenção para chuva e ventos moderados a fortes e com raios entre o norte de Rondônia, o Amazonas, Roraima e o Amapá. No leste do Nordeste e no litoral de São Paulo e do Paraná, atenção para chuva moderada.

Os níveis de umidade continuam muito baixos na maior parte do interior do país. Goiás, DF, Mato Grosso , Mato Grosso do Sul e Tocantins, que podem registrar umidade do ar entre 10% e  20%!

Fonte: ClimaTempo

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando