Extensionistas da Emater/RS-Ascar participam de capacitação sobre fitossanidade na cultura da soja

Fitossanidade na cultura da soja foi o tema central de uma capacitação realizada nesta quarta-feira (26/08), que por meio da ferramenta Skype reuniu os extensionistas dos 42 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. A atividade foi organizada pela gerência regional, com apoio da diretoria técnica da Instituição, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Cotrijal. Participaram da abertura o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, e o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima.

O engenheiro agrônomo e coordenador técnico de validação de pesquisa da Cotrijal, Fernando Martins, falou sobre desafios da fitossanidade nas grandes culturas, com foco nas plantas daninhas, pragas e doenças. Na sequência, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Rafael Goulart Machado fez uma atualização em recomendação de adubação e calagem na cultura da soja. 

Para o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, esse é um momento de construção. “Temos uma capacidade técnica fantástica no Regional de Passo Fundo e, para nós é prazeroso estar junto com a Cotrijal, que tem uma simbologia muito grande e importante, levando conhecimento científico ao corpo técnico”, disse o diretor, enaltecendo a parceira de longa data da Extensão Rural com a cooperativa.

Também ressaltando a parceria já existente, o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal Gelson Melo de Lima valorizou o momento. “A Expodireto sem a Emater não é a Expodireto. Temos plena convicção e reconhecimento pela Instituição na feira e fora da feira, em todo o Estado do RS. Com profissionais capacitados em todas as áreas, enorme poder de realização, com foco no produtor. Temos que estreitar cada vez mais essa parceria e fazer com que o produtor possa produzir mais e gastar menos. Para nós e uma alegria, obrigado por terem nos convocado para fazer esse evento, que isso marque a aproximação entre os profissionais”, frisou. 

Para a gerência regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, composta por Oriberto Adami e Dartanhã Luiz Vecchi, tanto a Emater/RS-Ascar quanto a Cotrijal, buscam melhorias ao produtor e o desenvolvimento regional e do Estado. Adami destacou que já é projetada a realização de dias de campo sobre a cultura da soja para o mês de fevereiro, se for possível, de acordo com as condições de segurança, em função da pandemia da Covid-19.

Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo   

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando