Produção de leite encontra-se estável, mas abaixo da quantidade suficiente para atender a indústria

No Cone Sul da América do Sul, particularmente na Argentina, Uruguai e Paraguai, a produção de leite ficou estável, ou com ligeira alta neste início de outono.

Chuvas esparsas ajudaram o crescimento das culturas de milho e soja. A oferta de concentrados não é motivo de preocupação no momento. Além disso, analistas estão prevendo uma maior colheita de milho para este ano. 

Também com o recente colapso nos preços do petróleo a expectativa é de que os custos dos grãos caiam, e em alguns casos, contribua para que o leite se torne mais lucrativo. De um modo geral a oferta de leite das fazendas está aquém das necessidades processamento, incluindo o empacotamento de leite fluido. A disponibilidade de creme também é pequena, e o mercado de manteiga encontra-se bem agitado. 

Com a maioria dos serviços de alimentação e hotéis em quarentena devido a pandemia, a produção de queijos foi redirecionada para atender às necessidades dos supermercados e alguns restaurantes que funcionam com delivery ou mediante entrega. No Brasil, a produção de leite encontra-se estável, mas abaixo da quantidade suficiente para atender à maioria dos pedidos das fábricas. 

Impulsionado pela crise do coronavírus, nesta semana, o governo brasileiro realizou um leilão para comprar centenas de toneladas de leite em pó para distribuir às populações vulneráveis, além de ajudar a reduzir alguns estoques. Ao contrário do que ocorria um mês atrás, as vendas de leite UHT e iogurte no varejo estão perdendo força e os estoques nas redes de distribuição são adequados. 

Diante do grande volume de vendas de produtos lácteos, alguns hipermercados estão fazendo promoções semanais com limitação de unidades por cliente, para evitar a canibalização entre os produtos. Ao longo das regiões costeiras do Sul alguns portos estão parcialmente fechados, adiando a atividade de exportação em geral.

Fonte: Sindilat
 

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando