Imagem de Wolfgang Borchers

O Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/Semear Digital), coordenado pela Embrapa Agricultura Digita l e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( Fapesp ), vai desenvolver ações de inclusão digital em dez municípios das cinco regiões do País. A iniciativa tem o objetivo de alcançar até 14 mil pequenas e médias propriedades rurais.

Atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias emergentes serão realizadas em ambientes de produção, denominados Distritos Agrotecnológicos (DATs). A cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, irá receber a DATs.

Na fase inicial serão realizados diagnósticos socioeconômicos em cada DAT e identificados os pontos focais e as propriedades rurais referência.

O objetivo do projeto é diminuir as assimetrias de mercado, atuar no bem-estar social das comunidades e transformar-se em pilar para o desenvolvimento sustentável dos múltiplos atores das cadeias produtivas envolvidas.

Os parceiros desta iniciativa podem ser  produtores e cooperativas, grandes empresas fornecedoras, startups e programas de apoio ao empreendedorismo e inovação aberta, agentes financeiros e públicos das  esferas federal, estadual  e municipal, além de instituições de ensino e pesquisa.