InícioClimaChuva acima do normal é esperada na Região Sul e no sul...

Chuva acima do normal é esperada na Região Sul e no sul de SP

[the_ad id="17629"]

O frio chegou e veio acompanhado. Elevados volume de chuvas estão sendo previstos para esta semana, especialmente entre terça-feira, 13, e sexta-feira, 16 de junho. São esperadas chuvas intensas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e nos estados da Região Sul do Brasil. 

A chuva é motivo de preocupação, pois em poucos dias deve chover muito mais do que a média normal para junho. 

A previsão é de acumulados médios variando de 100 a 300mm no nordeste do Rio Grande do Sul, no sul, leste e nordeste de Santa Catarina, no leste do Paraná, no sul e litoral de São Paulo. 

A Defesa Civil de Santa Catarina e a Defesa Civil de São Paulo emitiram alertas especiais para esta situação de chuva volumosa que pode causar transtornos para a população, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes .

Precipitação da chuva entre os dias 12 e 16 de junho de 2023 no Brasil.
(Fonte: Climatempo e modelo numérico Global Forecast System/GFS)

O mapa abaixo mostra o volume de chuva normal para junho, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia, para o período de 1991 a 2020

Climatologia de chuva no Brasil para junho (Fonte: Inmet)
Climatologia de chuva no Brasil para junho (Fonte: Inmet)

O grande volume de chuva previsto nessas regiões se deve à passagem de uma frente fria nesta terça-feira, 13 de junho, à umidade constante vinda do mar e a uma baixa pressão atmosférica que forma entre o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo na quarta-feira. Além disso, nos níveis médios e altos da atmosfera, há uma tendência de circulação ciclônica dos ventos nessas áreas.

Durante a quinta-feira, 15 de junho, a baixa pressão atmosférica que estará na costa entre São Paulo e Santa Catarina se intensifica e dá origem a um ciclone extratropical entre a costa de Santa Catarina e São Paulo e depois teremos a formação de uma nova frente fria. 

Água do mar quente aumenta a chuva

Além desses sistemas meteorológicos atuando nesta semana,  o oceano Atlântico próximo à costa do Sul do país e na costa de São Paulo está com temperaturas  de 2°C a 3°C acima da média normal. Isso significa que a água do mar está mais quente que o normal nessas regiões, o que resulta em maior evaporação da água para a atmosfera.

Quando sistemas meteorológicos como uma frente fria ou um áreas de instabilidade passam por essa região de água quente, o potencial de chuva aumenta e grandes volumes de chuva podem ocorrer nas localidades próximas ao mar.

Anomalia da temperatura da superfície do mar do Oceano Atlântico e do leste do Pacífico, entre os dias 04 e 10 de junho de 2023. (Fonte: NOAA)
Anomalia da temperatura da superfície do mar do Oceano Atlântico e do leste do Pacífico, entre os dias 04 e 10 de junho de 2023. (Fonte: NOAA)

Climatempo

[the_ad id="17623"]

[the_ad id="17627"]

Últimas Notícias

[the_ad id="17627"]

Mais Lidas