domingo, 3 dezembro 2023
29.1 C
Passo Fundo
InícioChuva forte prevista para regiões do RS e SC; confira alertas

Chuva forte prevista para regiões do RS e SC; confira alertas

Há risco de alagamentos e enchentes, além de ventos fortes e granizo




A semana começa com nuvens carregadas sobre parte do Sul do Brasil. Nesta segunda-feira (06), a instabilidade se intensifica mais, provocando o aumento do volume de chuva entre o leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e enchentes. Além disso, os temporais podem vir acompanhados de fortes ventos e granizo que podem causar ainda mais transtornos. As condições são causadas por um ciclone que atua no oceano e pelo desenvolvimento de um vórtice em níveis médios e altos da atmosfera (VCAN).

Há previsão de chuva intensa, com potencial ainda maior para temporais que podem acontecer de forma mais generalizada e duradoura, acumulando volumes elevados que podem causar grandes transtornos. A capital Porto Alegre também volta receber temporais no decorrer da segunda-feira, com situação de alerta.

Os volumes devem variar, em média, de 80 a 150 mm entre a Região Serrana gaúcha, as áreas de serra e o sul de Santa Catarina. Em pontos isolados, o acumulado pode chegar a 200 mm nas áreas de encosta da Serra Geral. No litoral norte gaúcho e no leste catarinense, os volumes estão estimados de 50 a 100 mm.

Na terça-feira (07), o ciclone irá se desconfigurar, com isto, a chuva será mais irregular e localizada. Mesmo assim, ainda deve ter atenção para estas áreas devido ao excesso do volume de chuva entre o final de semana e a segunda-feira. Com a formação de outra baixa mais ao sul do Rio Grande do Sul, as instabilidades voltam atingir o litoral sul gaúcho e pode chover forte, em vários momentos do dia.

Entre a quarta (08) e a quinta-feira (09) desta semana haverá mais períodos de sol e chuva concentrada entre a tarde e a noite, mas já sem potencial para grandes temporais. As temperaturas voltam a subir de forma gradativa em meados da semana e o ar fica abadado.

Fonte: Climatempo

Clique AQUI e receba em primeira mão os conteúdos do Destaque Rural em seu WhatsApp.




Últimas Notícias




Mais Lidas