Trigo

Santa Catarina mantém estimativa de crescimento de 37% na produção de trigo

A safra catarinense de trigo já começou a ser colhida, mantendo a perspectiva de crescimento de 37% na produção em relação ao ano passado, podendo alcançar 477,8 mil toneladas. No entanto, as geadas tardias, chuvas intensas e falta de luminosidade podem comprometer a produtividade e a qualidade do grão, de acordo com o Boletim Agropecuário de outubro, divulgado pela Epagri/Cepa.

A área plantada de trigo atingiu 137,6 mil hectares, sendo que até a última semana de setembro apenas 2,6% da área havia sido colhida. O excesso de chuvas tem comprometido as operações de colheita, que devem se intensificar a partir da segunda quinzena de outubro, se as condições climáticas colaborarem.

Arroz

A estimativa inicial da safra catarinense de arroz aponta para estabilidade da área, em torno de 147 mil hectares, e leve retração da produtividade, visto que no último ciclo a produtividade ficou acima da média. Até o momento, 82% da área estimada de arroz para o estado já foi semeada e 99,17% estão em condição ótima de lavoura.

Feijão

A estimativa atual para a primeira safra catarinense 2022/23 de feijão aponta que a área plantada deverá cair cerca de 4%, reflexo do aumento nos custos de produção e da redução das cotações do produto nos últimos meses. As operações de plantio já iniciaram nas regiões mais quentes e de menor altitude. Até a última semana de setembro cerca de 20% da área destinada ao plantio de feijão primeira safra no Estado já havia sido plantada.

Milho

O início da safra catarinense de milho apresenta alguns problemas em função das constantes chuvas na primeira quinzena de outubro. Algumas áreas terão que ser semeadas novamente.

Alho

A Epagri/Cepa atualizou a estimativa da produção catarinense de alho, que aponta para uma safra 2022/23 de 16.070 toneladas, distribuídas em 1.491 ha de área plantada. A expectativa é de aumento de 1,98% na produtividade, a depender das condições climáticas no período de desenvolvimento da cultura.

Cebola

A safra 2022/23 de cebola em Santa Catarina deve superar 525 mil toneladas, caso as condições de clima sejam adequadas, com chuvas bem distribuídas e boa luminosidade. O Estado se mantém como o maior produtor nacional.

Os cebolicultores catarinense plantaram 17.625 ha para o ciclo que inicia. A microrregião de Ituporanga é a maior produtora do estado, com 46,5% da área plantada, seguida pela microrregião do Tabuleiro, com 18% da área. A microrregião de Joaçaba ocupa a terceira posição, com 10,4% e a microrregião de Rio do Sul, a quarta, com 8,76% da área plantada no estado.

Com informações da Epagri/Cepa