Pecuária

Toda a alimentação bovina no Brasil está contaminada com micotoxinas

09/08/2019

Confira na entrevista completa com o doutor em veterinária, Thomer Durman

Toda a alimentação bovina no Brasil está contaminada com micotoxinas

Segundo pesquisa da FAO, 25% dos grãos no mundo estão contaminados com micotoxinas. O gerente de vendas para bovinos de leite da Alltech, Thomer Durman, explica que no Brasil, foram feitos estudos para verificar a presença dessas micotoxinas (que são produzidas por fungos), nos cochos diretamente do local de alimentação do gado de vários estados brasileiros, e após análise constatou-se que todas as análises estavam infectadas.

O doutor em veterinária, com especialização em nutrição animal, salientou que o problema pode ser maior do que a capacidade de análise no Brasil, pois se conhecem mais de 400 micotoxinas, porém no país só se consegue analisar seis. “O problema existe e precisa ser combatido”, ressaltou Thomer.

Os fungos podem ter origem na lavoura ou na armazenagem, e essas micotoxinas ao entrar em contato com o animal, pode ocasionar problemas de reprodução, na imunidade ao atacar o fígado, dentre outros problemas. Então para evitar o problema, é importante ter um bom planejamento na dieta do animal e utilizar técnicas de manejo que podem auxiliar na imunidade do gado no inverno.

Redação Destaque Rural
Publicado por Redação Destaque Rural

Portal Destaque Rural

Enviando